Arte & Moda: palestra de Lilian Pacce abordou o eco-fashion

sexta-feira, 8 de abril de 2011 22:51 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários

Na quarta-feira, 6 de abril, Lilian Pacce palestrou durante o Arte & Moda, que está sendo realizado em Porto Alegre (RS) até 24 de abril. A jornalista contou que abraçou a causa da sustentabilidade quando foi convidada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo para encabeçar uma campanha a favor das ecobags, apoiada por 120 estilistas e que gerou o livro "Ecobags - moda e meio ambiente".

Ressaltou que, tanto empresários quanto consumidores, devem estar atentos à preservação. "Cada um deve fazer a sua parte," declarou. Entre as dicas, coisas simples, mas que acabam não sendo feitas pela grande maioria das pessoas, como uso indevido da água nas casas, muitos copos plásticos nas empresas e até descarte acelerado das roupas compradas.

Para ela, tsunamis, terremotos e outros desastres ambientais são a natureza gritando por socorro, e que muitos empresários têm consciência disso, mas travam na questão dos investimentos."Hoje não existe mais direita ou esquerda. A grande questão é ou você é verde ou você não é verde, tenho plena convicção".

Quando questionada sobre o que existe de novo nesta área, ela disse que felizmente há novidades o tempo inteiro, destacando o crescimento da cultura do algodão orgânico no Nordeste. Adidas foi citada como empresa exemplo por usar somente este material nas suas peças.

Arte & Moda segue no Barra Shopping Sul até 24 de abril, com exposição de trabalhos de estilistas, fotógrafos, designers, artistas plásticos e grafiteiros.

Fonte: UseFashion

Milan Salone com propostas green

22:40 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários


O Milan Salone é inovação e reflexão sobre o design e sobre a evolução da humanidade. E o eco-design tema já valorizado nas edições passadas, esse ano em destaque temos a inauguração da Biblioteca do Verde e o Grande Jardim de Brera.

O Grande Jardim de Brera, foi projetado pelo arquiteto e paisagista italiano Marco Bay no bairro de Brera, coração da cidade. Inspirado na Arte Topiaria, se trata de uma grande sala verde que ira hospedar eventos ligados ao paisagismo e jardinagem.

Das bikes para streetwear: três marcas transformam câmara de ar em moda

domingo, 3 de abril de 2011 23:22 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

As fotos acima e logo abaixo são de peças SegraSegra, feitas com o objetivo de "transitar entre rua, trabalho e balada" segundo as irmãs criadoras, Dagmar e Eliska Mertova. Aplicadas em detalhes de camisetas, jaquetas e até jeans, as câmaras são ideais para roupas pois podem ser lavadas e passadas normalmente.

Flexibilidade e resistência também são características importantes, já que o ciclista precisa de máxima mobilidade e pode enfrentar dias chuvosos. Alguns lançamentos têm ainda porções refletivas, que aumentam a segurança em pedaladas noturnas.

Com apelo mais conceitual, as criações My Sister’s Art reaproveitam o material em acessórios. Curiosamente, a elaboração de colares e pulseiras também acontece entre irmãs. Enquanto Kathleen Nowak desenha e produz, Margaret Nowak gerencia promoção e venda.

Além de câmaras, a Freitag reutiliza lonas de caminhão, cintos de segurança e até airbags velhos para criar bolsas e mochilas. O resultado surge em peças com modelagem convencional, mas que carregam a história do ciclo anterior de seus materiais, ao carregar cores e estampas originais.

Fonte: UseFashion