Mãos da Terra: joias sustentáveis e sofisticadas

                                       
Inspirada no magnetismo das pedras brasileiras, a coleção "É Pedra!", da grife paulista Mãos da Terra, apresenta opções de consumo sustentável, como produtos artesanais, sem deixar de lado a sofisticação. A matéria-prima das peças é colhida por comunidades ribeirinhas do Cerrado e da Amazônia, além das embalagens serem confeccionadas em papel reciclado e fibra de bananeira.

São duas linhas de acessórios: "Clássicos" e "Fashion", compostas por colares curtos e compridos. A primeira apresenta fios simples e cores neutras, como branco preto e alguns tons em verde. Enquanto "Fashion" traz uma vasta cartela de cores, como marrom, amarelo e azul, em construções compostas de diversos fios e pedras de variadas formas.

Fonte: UseFashion

Nature Needs Heroes: concurso cultural da Timberland promove sustentabilidade


Recebi a divulgação de um concurso super bacana da Timberland. O “Nature Needs Heroes” quer incentivar alunos universitários a fazerem parte do movimento sustentável da marca – o Earthkeppers – que promove iniciativas de sustentabilidade da empresa, entre elas produtos feitos com materiais reciclados ou orgânicos.

Os estudantes universitários terão o desafio de criar estampas com motivos sustentáveis para a próxima linha de camisetas da marca.

Serão selecionados os 5 melhores desenhos. Prêmio: R$1.000 em créditos nas lojas Timberland, além de ter sua arte divulgadas em uma vitrine especial nos pontos de venda.

O concurso se inicia dia 27 de setembro e vai até dia 31 de outubro.  Para participar, acesse o site  timberland.com.br/concursocultural

Designer cria sapatos feitos de restos de móveis

sábado, 25 de setembro de 2010 02:32 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários



O escarpim reciclado criado pela designer sueca Liza Fredrika Åslund tem os saltos feito com madeiras que sobram da construções de móveis.

Feitos todos à mão, pedaços de madeiras são cortados e montados ao redor do salto que é um pino de ferro. O resultado é um design assimétrico, pesadão e super original mas bem feminino ao mesmo tempo. Os modelos têm cores bem vibrantes.

Os sapatos foram criados para proporcionar uma distribuição de peso mais equilibrada no chão enquanto você estiver caminhando, apesar do salto altíssimo de 12 cm.

Mesmo sendo “construído” com materiais um pouco mais consistentes e densos, o intuito dessa mistura toda é que seja mais confortável para nós mulheres passar o dia todo em cima do salto sem perder a elegância e ganhar dores nos pés.

Fonte: Oi Moda

Tamanho Único aborda ecofuturismo e interferência das mudanças climáticas na moda

00:57 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

O programa Tamanho Único do dia 24 (sexta, às 23h), Chris Nicklas mostrou o que é o chamado ecofuturismo, que já ganhou as passarelas do mundo com a mistura de formas futuristas e temas da natureza.

Patrícia Koslinski entrevistou a jornalista e consultora de moda Érika Palomino. Sempre bem informada sobre as mudanças do mundo fashion, Érika dá sua opinião quando o assunto são os próximos passos da moda. "Não sabemos como vai estar o clima no futuro. Essa é a nossa principal dificuldade. Hoje não temos mais coleções de inverno e verão distintas. As pessoas já criam algo mais unificado".

Assista um trecho da entrevista e dos looks do programa aqui. Quem quiser ver na íntegra, o Tamanho Único tem reprise dia 25 (sábado) às 10h30 e 21h45, dia 26 (domingo) às 16h30 e dia 28 às 10h30, no canal GNT.

Fonte: GNT

Galeria Mundo Mix abre espaço para moda sustentável com palestra de Chiara Gadaleta

00:20 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

A partir deste sábado dia 25/09 na Galeria Mundo Mix (Rua Augusta, 2559 | Jardins | esquina Al. Lorena) você poderá visitar um espaço especialmente destinado a moda sustentável (clique na imagem acima para ampliar o convite).


Batizado de coletivo “Ser sustentável com Estilo” o espaço tem a curadoria de Chiara Gadaleta que selecionou criteriosamente produtos que representam a moda sustentável e ética.
Entre eles estão:
  • A Lillot, marca de acessórios que utiliza sementes e materiais reaproveitados;
  • Flavia Aranha estilista que trabalha com tecidos orgânicos e tingimento natural;
  • Recyclé, marca da reutiliza bolsas encontradas em brechós;
  • Iça, projeto da ONG “Grupo de Mães Amigas da Casa do Zezinho” com as estilistas Cristiane Rosenbaum e Roberta Crelier;
  • Camisetas do Coletivo Verde e do Verdinho Básico, sites de conteudo verde;
  • O Eduardo Miguel Pardo, designer de acessórios de madeira certificada;
  • Patrícia Moura com suas bijus artesanais produzidas com materiais renováveis;
  • Gustavo Silvestre com malas e mochilas feitas com manta de jeans reciclado;
  • As bolsas em crochê da Catarina Mina ;
  • A PlantYourTree com bolsas e carteiras feitas artesanalmente com jornal .
Informações pelo telefone (11) 3063 1892 ou vendas@mercadomundomix.com.br.

Fonte: Coletivo Verde

II Congresso Internacional de Arquitetura discutirá desenvolvimento sustentável



Nos dias 21 e 22 de outubro, o Centro Universitário  Ritter dos Reis –(UniRitter), em Porto Alegre, receberá um dos maiores eventos sobre desenvolvimento sustentável do ano. O II Congresso Internacional de Arquitetura e Ambiente, uma realização da Fundação CEPA Brasil e co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, traz à Capital Gaúcha destacados especialistas do setor, apresentando diversos cases da  América Latina e Europa.

Durante o evento, que terá três temas abordados com maior ênfase – Cidade, Território e Arquitetura - o primeiro eixo temático estará voltado para o grande desafio dos gestores  da atualidade: a implementação de um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, orientado a melhorar e resguardar a qualidade de vida da população e a Sustentabilidade do Território.

Entre os conferencistas internacionais já confirmados estão os espanhóis José Maria Ezquiaga e Rafael Mata, Felipe Leal (México) e Edward Rojas ( Chile). Outro destaque do evento é a presença do arquiteto e doutor em Urbanismo Sérgio Magalhães (Brasil). Sérgio  foi  responsável pela concepção e implementação do programa Favela-Bairro, no Rio de Janeiro, e no momento atua no Programa de Estruturação Urbanística de Nova Iguaçu/RJ e no Plano de Recuperação Urbanística de Bel-Air, Porto Príncipe, no Haiti.

A Conferência Inaugural estará a cargo do argentino Rubén Pesci, presidente há 35 anos da Fundação CEPA, que conta com inúmeros projetos em planejamento do desenvolvimento em distintas partes do mundo. No Brasil, entre outros, na área pública, a Fundação já atendeu as prefeituras de Santa Maria (RS), Santa Vitória do Palmar (RS), Imbituba (SC) e Florianópolis (SC). 

Na América Latina, entre os trabalhos mais relevantes da CEPA está o case Nordelta (na imagem do topo), na Região do Tigre, Província de Buenos Aires, assim como o projeto  “Camino del Gaucho”, que visa o desenvolvimento de redes de comercialização de produtos e serviços e a preservação da cultura gaúcha na região dos Pampas em seus três países de abrangência: Argentina, Uruguai e Brasil.

Inscrições e maiores informações no site www.ambitetura.com.br, pelo telefone (51) 3062.0037 ou pelo e-mail: inscricoes@ambitetura.com.br

Caixas de leite rendem belas carteiras

01:38 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários


Alguma vez na vida você já pensou em um fim diferente para uma caixa de leite vazia senão a lixeira mais próxima? Talvez seja falta de hábito ver a vida com outros olhos, principalmente quando falamos de reciclagem.  Enxergar além do óbvio estimula a nossa criatividade. Quaisquer objetos podem transformar-se em algo novo em um passe de mágica. Uma simples caixa de leite, portanto, pode servir para produzir uma bela carteira. Basta abrir a mente para novas possibilidades.

A atriz Patrícia Soares, 23, conta que a ideia de se trabalhar com material reciclado, neste caso com caixas de leite, surgiu há dois anos, quando resolveu dar um fim diferente aos objetos descartados de sua casa e de todo o condomínio onde reside. Logo, viu-se produzindo as mais variadas carteiras, de todas as cores e estilos.

“Uso a facilidade de criar que Deus me deu para customizar as carteiras. Se olharmos bem, as caixas de leite se parecem com o acessório”, explica Patrícia. A atriz, além de produzir as peças por hobbie, confessa que tal habilidade a auxilia nos custos de sua casa.

“Comercializo para jovens e adultos. A carteira serve para qualquer pessoa. Sempre terá um modelo que combine com a personalidade de cada um”. Patrícia se dedica muito ao artesanato e confessa que faz tudo sozinha. “Só preciso de caixas de leite, tesouras, linhas, tecido e agulhas. O resto deixo por conta da criatividade”, explica.

Para Patrícia, existe ainda uma razão fundamental em trabalhar com material reciclado: a preservação ambiental. “A natureza é a fonte de vida de todos nós. Não podemos a destruir mais. É preciso reciclar, cuidar do nosso planeta e dos animais com todo o carinho”, avisa a atriz.

Para comprar sua carteira de caixa de leite, entre em contato com a Patrícia pelo e-mail petizenha@hotmail.com.

Fonte: Moda Reciclada
00:40 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

Caixas de leite rendem belas carteiras

00:23 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Fonte: Moda Reciclada

Caixas de leite rendem belas carteiras

00:17 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Alguma vez na vida você já pensou em um fim diferente para uma caixa de leite vazia senão a lixeira mais próxima? Talvez seja falta de hábito ver a vida com outros olhos, principalmente quando falamos de reciclagem.  Enxergar além do óbvio estimula a nossa criatividade. Quaisquer objetos podem transformar-se em algo novo em um passe de mágica. Uma simples caixa de leite, portanto, pode servir para produzir uma bela carteira. Basta abrir a mente para novas possibilidades.

A atriz Patrícia Soares, 23, conta que a ideia de se trabalhar com material reciclado, neste caso com caixas de leite, surgiu há dois anos, quando resolveu dar um fim diferente aos objetos descartados de sua casa e de todo o condomínio onde reside. Logo, viu-se produzindo as mais variadas carteiras, de todas as cores e estilos.

“Uso a facilidade de criar que Deus me deu para customizar as carteiras. Se olharmos bem, as caixas de leite se parecem com o acessório”, explica Patrícia. A atriz, além de produzir as peças por hobbie, confessa que tal habilidade a auxilia nos custos de sua casa.

“Comercializo para jovens e adultos. A carteira serve para qualquer pessoa. Sempre terá um modelo que combine com a personalidade de cada um”. Patrícia se dedica muito ao artesanato e confessa que faz tudo sozinha. “Só preciso de caixas de leite, tesouras, linhas, tecido e agulhas. O resto deixo por conta da criatividade”, explica.

Para Patrícia, existe ainda uma razão fundamental em trabalhar com material reciclado: a preservação ambiental. “A natureza é a fonte de vida de todos nós. Não podemos a destruir mais. É preciso reciclar, cuidar do nosso planeta e dos animais com todo o carinho”, avisa a atriz.

Para comprar sua carteira de caixa de leite, entre em contato com a Patrícia pelo e-mail petizenha@hotmail.com.
 
 
Fonte: Moda Reciclada

Príncipe Charles transforma cortina de casa em bolsas para evento

sábado, 11 de setembro de 2010 21:56 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Reciclar tecidos da decoração da casa para fazer roupas e acessórios é uma prática de muitas marcas em todo o mundo. Pois o príncipe Charles embarcou nessa onda para promover o assunto estilo de vida sustentável. As cortinas da sua casa em Clarence, aos arredores de Londres, estão sendo transformadas em bolsas.

Essa é uma das atrações do festival A Garden Party to Make a Difference (Uma Festa no Jardim para Fazer a Diferença), organizado por ele próprio em sua residência, com curadoria da estilista inglesa Vivienne Westwood.

Entre as atrações estão um desfile com a coleção da atriz Emma Watson para a marca People Tree, que usa matérias-primas de origem sustentável e produzida em comunidades carentes ao redor do mundo. O festival, aberto nesta semana, acontece até o dia 19 de setembro.

Fonte: Terra

Timberland Earthkeepers: calçados para aventura com pegada eco-friendly


A Timberland acaba de lançar a linha de calçados Earthkeepers (Guardiões da Terra), que simboliza os maiores e melhores esforços da marca em colocar seus valores ambientais em ação.

O DNA da marca está nos produtos voltados a aventuras outdoor, que se relaciona diretamente com seu engajamento em cuidar do meio ambiente.

Todos os calçados da linha Earthkeepers possuem ícones de classificação de acordo com o tipo de material utilizado em sua confecção:

* Green Rubber – os produtos que contém este ícone possuem solados feitos com 42% de borracha de pneu reciclado;
* Leather Working Group – os produtos que contém este ícone utilizam no mínimo 50% de couro proveniente de curtumes auditados por uma auditoria ambiental independente e foram classificados com o índice prata ou ouro.;
* Recycled PET – os produtos que contém este ícone possuem ao menos um componente do calçado feito com no mínimo 50% de PET Reciclado;
* Renewable Content – os produtos que contém este ícone possuem ao menos um componente feito com 10% de materiais renováveis, como a viscose de bambu ou cânhamo.
* Organic Content – os produtos que contém este ícone possuem ao menos um componente feito com no mínimo 50% de material orgânico certificado, como o algodão orgânico.

Uma opção eco-chic para homens que não perdem o charme até nas mais radicais paisagens.

Lojas da C&A terão coletor de lixo eletrônico

Recebi um e-mail avisando a novidade: em todas as lojas C&A você vai encontrar um coletor (como o da foto ao lado) onde poderá descartar pilhas, baterias e celulares de forma ambientalmente correta e segura, evitando que sejam jogados em aterros ou lixões comuns.

Depois de depositados nas urnas, os objetos que compõem o lixo eletrônico são reutilizados ou reciclados de forma que não agrida o meio ambiente.

Esse programa de coleta e reciclagem de lixo eletrônico começou na loja sustentável da C&A, a Eco Store, em Porto Alegre, e agora se estende para todo o Brasil.

Bacana a iniciativa, né? Moda também é comportamento e eco também é fashion. Mais informações do projeto aqui.

Edun desenvolve coleção para Louis Vuitton

A Edun – grife de Bono Vox e Ali Hewson - entrou no selecionado portfólio de marcas de luxo do grupo LVMH e já desenvolveu uma peça para a Louis Vuitton. Trata-se de uma bolsa cuja manufatura foi toda feita na África, no esquema de geração de empregos em regiões em desenvolvimento que a etiqueta eco já tem há algum tempo.

O acessório aparece nas mãos de Ali (na foto acima), que é a mais nova a integrar a campanha “Core Values”. Dando continuidade na conhecida série de imagens que a fotógrafa Annie Leibovitz faz pra marca francesa (pela qual já passaram o astronauta Buzz Aldrin e as lendas do futebol Pelé e Maradona), a dupla da Edun aparece descendo de um pequeno avião na África do Sul, vestindo roupas de sua própria marca – algo inédito num anúncio da grife.

E tem mais: uma exposição de arte africana, chamada de “Africa Rising“, será aberta durante a próxima Semana de Moda de Paris, numa iniciativa da Edun junto com a Louis Vuitton. E por que essa bola toda pra 1ª grife, mesmo? Antoine Arnault, diretor de comunicação da LV, explicou que a presença da Edun na campanha da Louis Vuitton daria uma exposição enorme para uma marca pequena (e, melhor ainda, pra sua missão) mundo afora.

Fonte: Lilian Pacce

EcoConstruct Brazil: Seminário Internacional de Sustentabilidade e Ecoconstrução em BH

Nos dias 21 e 22 de setembro, a cidade mineira de Belo Horizonte sediará o Seminário Internacional de Sustentabilidade e Ecoconstrução, que reunirá especialistas do Brasil e do mundo, que são referência em construção sustentável, para dividir com os participantes seus conhecimentos sobre o assunto.

Entre os temas que serão abordados durante o seminário, estão: LEED e tendências da construção sustentável; Arquitetura durável; Arquitetura ecologicamente amigável; Inovação, tecnologia e reciclagem em telhas e painéis; Ecoeficiência e arquitetura bioclimática e Mercado, legislação e aplicações da energia solar. 

O evento ainda discutirá as possibilidades do governo de Minas Gerais para a construção de edificações sustentáveis para a Copa de 2014. Entre os participantes do debate está o arquiteto responsável pela reforma verde no Mineirão, Gustavo Penna (para saber mais, leia a reportagem Mineirão sofre reforma verde). A programação completa do seminário pode ser conferida ao lado (clique para ampliar a imagem).

Os interessados em participar do evento, que está sendo promovido pela EcoConstruct Brazil e pela Universidade Fumec, podem se inscrever aqui.

Anamu: bandanas transformadas em clutches e bijus

01:52 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

Ana Maria Muñoz é uma designer apaixonada por lenços e bandanas. Movida pela necessidade de reciclar seu acessório favorito, Muñoz estreou sua primeira coleção em 2009, com a marca Anamu.

A linha 'Go Native' - mais recente - é inspirada na história do sudoeste americano com pegada vintage. A australiana residente em Los Angeles (EUA) é bacharel em merchandising pela California State University e especialista em marketing de negócios. Seu background de moda e afinidade com o estilo 'mercado de pulgas' inspirou sua coleção garimpada a partir de matérias reutilizadas.

Além de belíssimos, os braceletes, colares e clutches trazem um charme étnico-retrô ,sem esquecer a ideia super contemporânea de valorizar o que já está no guarda-roupa e cuidar do meio ambiente. Inspire-se!


Fonte: Ecouterre