Tênis inspirados em Frida Kahlo ajudam comunidades indígenas

domingo, 30 de maio de 2010 18:55 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

  Foto: EFE


O legado artístico de Frida Kahlo deixa rastros 56 anos após sua morte em uma comunidade indígena mexicana que, graças aos fundos obtidos pela venda de sapatos inspirados na pintora, melhora o dia a dia e sua qualidade de vida.

Assentada na serra noroeste e centro-ocidental do México, a comunidade indígena mazahua vê no projeto "As pegadas de Frida", lançado em 2008 pela marca de tênis americana Converse e o Grupo para Promover a Educação e o Desenvolvimento Sustentável AC (GRUPEDSAC), uma oportunidade para se desenvolver econômica e socialmente.

"O projeto "As Pegadas de Frida" une a mulher lutadora e incansável que dedicou sua vida e sua obra ao México, através da doação dos recursos obtidos pela venda dos sapatos dedicados a ela, a fim de dar uma oportunidade a essas mulheres e a essas famílias necessitadas", disse hoje à agência Efe Carina de los Santos, diretora de responsabilidade social da Converse México.

"Frida Íntima" é a segunda edição de tênis que a Converse coloca à venda como parte do projeto "As pegadas de Frida", que procura beneficiar comunidades mazahuas a partir da construção de cisternas e poços para recolher águas pluviais no município de San Felipe del Progreso.

Além disso, contribui com a realização de estudos socioeconômicos da região para saber as condições de água e do solo, e a melhoria do transporte para a comercialização dos produtos e criação de animais.

"Isoldita Linda", "El sol y la vida" e "Con amor, Pita y Olga" fazem parte da segunda edição da coleção que colocou 250 pares de sapatos à venda desde o dia 20 de maio.

Os tênis "Isoldita Linda", elaborados em tons marfim e café, têm impressos na frente uma carta que Frida escreveu em 1940 a sua sobrinha Isolda quando estava em um hospital em San Francisco (EUA).

Já no solado aparecem as iniciais de Kahlo e o selo de Coyoacán, a colônia em que a artista nasceu.

O modelo "El sol y la vida" representa dois dos elementos que Kahlo mais gostava, sempre presentes em suas obras - o sol e a luz.

Na ponta dos sapatos estão novamente as iniciais de Frida. Um sol e sua assinatura em tons verdes são ressaltados no tênis, todo pintado de marrom.

"Con amor, Pita y Olga" é, segundo Santos, o modelo mais representativo, pois é a réplica de um sapato que a artista fez em 1948 com um motivo, em rosa mexicano, de um dragão Chinês e a incrustação de uma medalha que suas duas grandes amigas Pita Amor e Olga Tamayo lhe deram.

"Frida é uma mulher que lutou e pela qual nos sentimos inspiradas para seguir transmitindo essa mesma luta e esse mesmo esforço dentro de nossas comunidades. Além disso, estamos muito agradecidos, porque com sua arte estamos nos superando", afirmou Graciela Cristóbal, uma índia mazahua.

No ano passado o projeto "As pegadas de Frida" beneficiou 35 famílias, quase uma centena de indígenas mazahuas, e este ano deve beneficiar outras 35.

A obra de Frida Kahlo é caracterizada por um lado pelo sentido de rebeldia contra os hábitos sociais e morais, o desejo de independência e o amor por sua pátria e, por outro, pelo sofrimento físico, primeiro devido a uma poliomelite e depois após ficar gravemente ferida em um acidente em um bonde.

Suas obras mais representativas sempre trataram destes temas, como exemplificam "El Marxismo dará salud a los enfermos", "Árbol de la esperanza, mantente firme", "La cama volando" e "Las dos Fridas".

"Apesar de sua dor, ela não deixou seu sofrimento, mas a imagem da força feminina e da luta constante", assegurou Cristóbal.

Fonte: Terra|EFE

Eco-Boudoir: lingerie de luxo com consciência

sexta-feira, 21 de maio de 2010 20:24 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
"A lingerie é como uma segunda pele e por isso é importante que os materiais sejan saudáveis" . São palavras de Jenny White a designer gráfica inglesa por tras de Eco boudoir, uma marca de lingerie sustentável. Seda, bambu, pigmentos naturais e design impecável garantem o êxito desta marca ética , confira aqui!

Além de vender, a proposta de Jenny é educar, por isso na web more than pretty knickers podemos descobrir que tipo de calcinha é "boa" ou "má", aprender quais são os materiais ecofriendly e ver um vídeo de conscientização sobre a importância de usar roupa ecológica .

A campanha com o lema “Se não sabe o que tem suas calçinhas, por que você as usa?”,entre outras coisas avisa:
•São produzidos 18kg de CO2 para a fabricação de uma calçinha
•2000 milhões de dólares anuais são gastos em pesticidas para o cultivo do algodão
•Gastamos 20 000 litros de água para conseguir 1kg de algodão.
Assista o vídeo completo abaixo!






 

II Concurso de Desenho Talentos Design'10

segunda-feira, 3 de maio de 2010 22:06 by Fernanda Vasconcelos Torres 3 comentários


Foi aberto recentemente um concurso de moda sustentável que está em sua 2ª Edição: o Concurso de Desenho Talentos Design ‘ 10. Ele é voltado para alunos do ensino superior e patrocinado pela Fundação Banco Santander.

Na primeira etapa do concurso, serão selecionados os 50 projetos mais pontuados pelos internautas. A ex-aluna do curso Princípios do Vestir Consciente, Mari Bernardes, enviou projeto chamado “Aquarela” e vai participar da seleção.

Este projeto tem como objetivo transformar o ato do vestir numa prática sustentável e também num meio de despertar nas crianças uma consciência ecológica de maneira divertida e interativa.

As peças foram inspiradas na música “Aquarela” de Toquinho e possuem diferentes funções. A saia amarela pode ser usada como capa e possui bolsos bordados que transformam-se nas páginas de um livro. Destas páginas podem desprender-se broches, permitindo que a criança interaja com a história. Estes broches são preenchidos com sementes e podem ser utilizados para formar os 5 componentes do jogo de baliza. Quando a roupa não mais for utilizada ela poderá formar um vaso no qual serão plantadas as sementes.



• Materiais / Técnica aplicada

Neste projeto foram utilizados tecidos 100% algodão orgânico, cedidos pela empresa Coexis. Também foram utilizados botões de coco, colchetes metálicos, elásticos, conta de lágrima, linhas 100% algodão e sementes. Todos os tecidos e a grande maioria das linhas foram tingidos com corantes naturais oriundos de extratos vegetais e frutas. Foram realizados bordados manuais sobre os tecidos.

• Significado e relação com a sustentabilidade

Neste projeto são utilizados majoritariamente materiais biodegradáveis, renováveis e menos tóxicos ao meio ambiente e aos humanos. A modelagem permite que a roupa adapte-se ao crescimento da criança prolongando seu ciclo de vida.

O processo de confecção é artesanal e reduz o gasto de energia não humana. Além disso, os bordados manuais contribuem positivamente com os serviços de bordadeiras locais, o que gera ativos sociais. Já a multifuncionalidade das peças reduz o consumo de outros produtos e todos os gastos relacionados à fabricação e transporte destes.

Os versos da canção estimulam a criança a pensar sobre o mundo que a cerca, todos os seres que nele habitam e como futuramente podem “descolorir” tal como sua roupa. Por isto a importância de práticas responsáveis e sustentáveis tal como o plantio de mudas como forma de descarte.

Para votar basta clicar nos “círculos” que aparecem de baixo da foto. Clicando no quinto círculo você atribuirá a pontuação máxima (5 pontos) e clicando no primeiro atribuirá a pontuação mínima (1 ponto). Você poderá votar em qualquer obra do concurso uma vez por dia, todos os dias, porém o prazo para votação é até 03 de Maio (até as 08:00) apenas. Para saber melhor sobre o projeto basta clicar em “ficha técnica”.

Prêmios

• O VENCEDOR receberá como prémio 5.000 euros (valor bruto).

• Os 5 SEGUNDOS CLASSIFICADOS receberão 2.500 euros (valor bruto) cada.

• EXPOSIÇÃO DAS OBRAS: os 50 projectos mais votados pelos cibernautas serão expostos no segundo semestre de 2010 na Casa de América, em Madrid, Espanha. O júri nomeará entre estes o vencedor e os 5 segundos classificados.

O concurso contou com mais de 4 mil estudantes de diversos países, como Espanha, México, Colômbia, Argentina, Bolívia, Suécia, Itália e Estónia, em sua 1ª edição.

Mais informações no site oficial.

Fonte: Ecotece

Ecologio: no ritmo da natureza

21:19 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
                             

"Estava segurando uma semente de dendê na mão, assistindo televisão, quando o relógio de parede de meu pai soou às duas da manhã. Olhei para o relógio, olhei para a semente, e então pensei: com essa semente, posso fazer um relógio de pulso". Depois da ideia, foram três anos e meio de pesquisa de Claudio Nascimento até finalizar o Ecologio, um relógio ecológico feito com matéria-prima encontrada na flora de Ilhéus (BA).

Entre as sementes e fibras que compõe as peças estão a piaçava, peroba e coco da Bahia, além de jacarandá reaproveitado de móveis antigos. "Nossa forma de coleta, manuseio e produção se fundamenta em anos de pesquisa e obdece sempre ao objetivo mais alto: a harmonia com a Mãe Natureza para que possamos usufruir dela e, em troca, oferecer nosso conhecimento para que ela também se perpetue", explica Claudio. Completam as criações pedras nacionais certificadas (diamantes, esmeraldas e ametistas).

Os acessórios destacam-se pelo design contemporâneo e a estética natural, lembrando que cada produto é único pela característica artesanal do processo de produção. Uma forma elegante de saber as horas e compartilhar do espírito do tempo no ritmo da natureza.

Confira mais fotos dos relógios aqui. Assista uma matéria da BA TV abaixo.








Ecologio: www.ecologio.com.br

D'vie: vida nova à joia antiga

18:45 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários


Um presente para uma vida. As joias sempre foram sinônimos de eternidade, mas o correr dos anos não faz com que anéis, colares, brincos e pingentes mantenham os atrativos de um produto novo.

Para muita gente, o que está em casa não tem a criatividade e a inovação que se vê nas vitrines. Agora, ouro, prata e diamantes ganharam um gás extra. Pensando em tudo que permanece sem uso nos porta-joias, a joalheira D’vie, de Porto Alegre, lançou a campanha Brilho Sustentável.

Quatro designers exclusivos redesenham peças antigas de acordo com novas tendências e com os desejos do cliente. Executados por seis ourives do ateliê – que funciona dentro da matriz da joalheria – as peças recicladas custam, em média, menos da metade das que estão nas prateleiras. No prazo de 10 dias, é possível desfilar com uma joia repaginada sem extrair mais metal do ambiente.

No mercado há 25 anos, a D’vie só começou a produzir com equipe própria em 2006. Desde lá, o ateliê dá novo formato e brilho a peças antigas, preservando a matéria-prima original. A cada mês, em média 15 relíquias passam pela reciclagem luxuosa e inteligente que devolve vida ao que já parecia eterno.

Fonte: Nosso Mundo Sustentável/ZH

Coletivo Verde: t-shirt sutentável e com consciência ecológica

domingo, 2 de maio de 2010 21:38 by Fernanda Vasconcelos Torres 5 comentários


Conheci o Guilherme Augusti Negri graças ao Eco Trends & Tips. Leitor aqui do blog, sempre trocamos ideias e informações sobre esse universo. Certo dia chegou no meu e-mail uma mensagem dele, sobre uma pesquisa. Um link para um formulário super bem pensado sobre consumo de camisetas era parte do projeto que agora está se concretizando. 

Guilherme investigou de perto todo o processo de produção de uma camiseta sustentável - com todos os prós e contras (quem disse que é fácil ou barato ser verde?). Conversando com ele, percebi que já se fala bastante em consumo consciente, mas  'indústria consciente' não é uma expressão recorrente em notícias (principalmente de moda!). Declarar que o produto é ecológico, sustentável ou reciclado já não está sendo suficiente. Os consumidores exigentes estão em busca de empresas (empresários e empreendedores) que estejam dispostos realmente a uma mudanças de processos de produção e estudem o impacto ambiental do produto.

Pensando nesse público que surgiu o Coletivo Verde, um site amigo-irmão do Eco T&T, que, além de notícias, agora é também uma empresa do mercado de produtos de vestuário sustentáveis. De acordo com Guilherme, "a empresa tem como missão produzir e vender produtos sustentáveis, trabalhando em toda a cadeia com matérias-primas ecológicas  e dentro do comércio justo. É um desafio gratificante e espero aprender e contribuir muito".

A “Camiseta Verde" (que traz essa estampa super trendy de leão com juba de folhas - adorei!) é feita com tecido PET (50% Pet e 50% algodão). Toda a estamparia é feita com tintas a base de água, para não gerar resíduos poluentes. A confecção é feita em uma fábrica em Barretos que respeita os seus funcionários e que trabalha de forma correta e ética. Além da modelagem com um caimento incrível. "Ou seja em cada centimetro das camisetas há dedicação, amor e sustentabilidade", completa Guilherme. Levanta a mão quem quer!!!

Quer conferir mais: www.coletivoverde.com.br