Christopher Raeburn: jaquetas paraquedas

terça-feira, 30 de junho de 2009 22:14 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

christopher raeburn 1



christopher raeburn2Sabe aqueles dias cinzentos que parece que vai chover, não está tão frio mas o tempo pode mudar de repente? "Com que roupa eu vou?" A maioria recorre ao trenchcoat.  Os mais descolados (e ecológicos) agora tem uma nova opção.

Encontrei no It's Green Design uma jaqueta feita de paraquedas militares reciclados. A ideia é do jovem designer britânico Christopher Raeburn e o resultado é um look esportivo e urbano (com opções mais sofisticadas, como na foto ao lado). Para conferir e ficar de olho (o moço tem MySpace) no line up das semanas de moda de Londres e Paris.

The Uniform Project: 365 dias e 1 vestido

21:40 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
sheena

Sheena Matheiken (na foto com flores, em homenagem ao aniversário da mãe), fundadora do The Uniform Project, desafiou a si mesma: usar o mesmo vestido durante 365 dias em um exercício de sustentabilidade fashion.

 

Para cumprir a promessa, ela conta com sete peças idênticas criadas especialmente para ela (para evitar mau cheiro), em cor neutra, permitindo que ela utilize os acessórios que quiser. "Pense nisso como um uniforme diário com licensa criativa suficiente para parecer que peguei emprestado do guarda-roupa do Marquês de Sade", propõe Sheena.

 

Este exercício é também um angariador de fundos para o Akanksha’s School Project (fornecer uniformes e outras despesas educacionais para crianças de favelas  na Índia, onde Matheiken foi cresceu e estudou.

 

Fonte: EcoSalon

Melissa na vitrine da Colette

sexta-feira, 26 de junho de 2009 17:37 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
colette & smart collection

 

A Melissa está em Paris e o motivo é especial: a Colette selecionou 5 marcas do mundo pra estar na vitrine.

O projeto se chama “smartEcolette” e o famoso Smart car, em iniciativa sustentável, contou com a ajuda da Colette pra escolher os parceiros.

A Melissa divide espaço com a loja de NY Opening Ceremony, a Lala, de Berlim, a ativista Andrea Crews e a Wood Wood, de Companhagen.

Ponto pra Melissa e pra sapatilha Campana, que ganhou uma versão especial. Essa (na foto) é feita com PVC reciclado. Todos os outros produtos que fazem parte dessa ação também são reciclados ou recicláveis.

 

Fonte: Lilian Pacce

Cruelty-free makeup: blog de cosméticos eco-friendly

14:53 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

crueltyfree



A Juliana Ferreira me enviou um e-mail contando que encontrou o Eco Trends & Tips (que bom!) e já linkou no Cruelty-Free Makeup, blog que ela criou para divulgar dicas de cosméticos e maquiagem de indústrias que não realizam testes em animais.

"Hoje em dia uma grande quantidade de empresas de cosméticos já aderiram à causa, mas ainda tem umas benditas que insistem nesse método antigo e ultrapassado. Enfim, se tem como a gente ficar bem sem testar em animais, por que não?!", questiona Juliana. Para quem pensa que a tarefa é difícil ou que é preciso radicalizar geral na escolha dos produtos, a lista de opções é grande.

Para saber por onde andou aquele make fantástico antes de chegar a sua pele, basta clica na aba 'Sobre o blog' que tem uma lista de quem segue os princípios cruelty-free e quem ainda não segue (questão de tempo para o mercado absorver total essa ideia e as exigências das consumidoras conscientes).

Fibras naturais e ecológicas estão sendo mais procuradas por consumidores

14:26 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
algodao

Em uma campanha instituída pela ONU, 2009 é o ano das fibras naturais. De acordo com as fabricantes de malhas em algodão, a iniciativa reflete a preferência atual dos consumidores. Para a diretora de desenvolvimento da Sultextil, de Caxias do Sul (RS), Paola Reginatto Vist, há um desejo mundial por esse tipo de tecido.

“Essa informação tem base em duas fontes principais: a manifestação dos nossos clientes confeccionistas ao relatar o mercado varejista atual, e às pesquisas de mercado, especialmente nos países europeus”, garante.

Para o grupo Rosset Têxtil, outro fator muito importante para explicar a grande procura é a preocupação do consumidor final em utilizar tecidos ecológicos. “Há um comprometimento do comprador, que olha com atenção os fios que têm origem natural”, explica Ângelo Frigério, coordenador de produto da empresa.

Esse também é um dos argumentos da própria ONU, quando afirma que, por serem biodegradáveis, as fibras naturais estão em alta com o aumento da consciência do consumidor.

A busca é refletida na produção: a Sultextil projeta um crescimento de 35% nas vendas dessa linha de produtos, em comparação com outras linhas próprias no mercado. Já a Rosset percebe uma maior procura pelos algodões finos, que imitam os tecidos de fios tintos das camisarias masculinas, e investe nesse segmento, além de outros com fios também naturais.

Fonte: UseFashion

Feminice: Quer salvar o planeta?

quinta-feira, 25 de junho de 2009 12:41 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Há uma semana a jornalista Giuliana Miranda do portal Feminice (voltado para o público teen) entrou em contato para fazer uma entrevista sobre iniciativas para salvar o planeta. E agora está no ar! Confira o depoimento do Eco Trends & Tips e outras ideias clicando na imagem abaixo.

feminicew

Recessional zeitgeist: a moda de não comprar

terça-feira, 23 de junho de 2009 18:55 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

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"Ser fashionista está por fora. Desde que a economia americana entrou em crise, afetando muitas outras economias do mundo, bacana é ser recessionista. A palavra define as pessoas que praticam consumo consciente, inteligente e de bom gusto – enfim, gente com talento para garimpar achados. Uma recessionista detesta exibir a marca das roupas que usa. Pelo contrário, orgulha-se de suas pechinchas e adora promoções (para fazê-la feliz, convide-a para um bazar de ponta de estoque, a liquidação da liquidação!). Ser recessionista é consumir pouco. Ou, antes de tudo, nem consumir, porque vale muito mais a pena reciclar (ou cuidar bem do que se tem)".

O trecho acima é da matéria "A moda de não comprar" publicada na revista Gloss de Junho, que fala sobre como a crise financeira fez surgir um tipo de consumidora que gasta pouco, tem orgulho de frequentar pontas de estoque e não se incomoda em repetir roupas. "Para as recessionistas, velho é vintage", complementa.

one-dress-1O site TreeHugger fez a pergunta: "What Would the Perfect Dress Look Like If 1,000 Women Created It Together? (Como seria o vestido perfeito se fosse criado por mil mulheres?).  Chamado One Dress (foto ao lado), o projeto do designer novaiorquino Malcolm Harris recebeu apoio de Angelina Jolie.

A ideia de democratizar o shape sem perder a elegância permite uma versatilidade no vestir - e economia no guarda-roupa (principalmente no quesito bolso). Foram 18 meses de pesquisa em redes de relacionamento como Facebook, MySpace e Twitter. Será que a tendência pega por aqui?

¡Viva la revolución! Neta de Che estrela campanha da PETA

12:01 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

guevara



Lydia Guevara, 24, neta do líder revolucionário Ernesto Che Guevara, adotou um novo front para promover a causa do vegetarianismo.

Guevara posou seminua para uma campanha da ONG PETA que pede para que as pessoas "se unam à revolução vegetariana", segundo o porta-voz da organização Michael McGraw.

A campanha deve começar a aparecer em outubro em revistas e pôsteres. A Argentina, país onde nasceu Che Guevara, será o primeiro país a receber o material.

A PETA se aproximou de Guevara poucos meses após descobrir que ela era uma vegetariana, segundo McGraw.

Guevara veste calças camufladas, uma boina vermelha, e um colete com cenouras.

A frase do anúncio, disse McGraw, é uma forma de homenagear o avô da jovem. Trata-se da primeira campanha da PETA na América do Sul promovendo o vegetarianismo.

 

Fonte: Folha Online/ Associated Press (NYC)

Caixas de feira viram estantes descoladas

domingo, 21 de junho de 2009 00:34 by Fernanda Vasconcelos Torres 3 comentários
zouk     priscila

Aqui em Porto Alegre tem uma livraria - e editora -  muito bacana chamada Zouk (o mesmo nome daquele ritmo originário das Antilhas). Uma das sedes fica numa casa histórica no bairro Bom Fim (famoso pela vida cultural) e as outras duas nos campus da Universidade Federal do RS. Além de livros, o que me atraiu para dentro da loja foram as estantes feitas de caixas de feira reaproveitadas (foto 1). Geralmente vistas como descartáveis, conferem ao espaço um charme rústico e eco-friendly.

Lembrei de um post que a jornalista Priscila De Martini publicou no Ar Puro (blog/coluna que ela mantém no jornal gaúcho Zero Hora) no início do ano, contando sua empreitada criativa de montar uma estante customizada com três caixas de feira (foto 2). O resulto - além de super-fofo - é econômico para o bolso e para o meio ambiente.

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Achei mais essa aí da foto ao lado - feita pelo Atelier Helena Lunardelli -  no site da Gloss, junto a várias dicas de reaproveitar materiais para decorar a casa com personalidade. Confere lá.

Tapete verde: McCartney recebem VIPs para lançamento de campanha global

terça-feira, 16 de junho de 2009 01:18 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

yoko



A família McCartney ( Paul e as filhas Stella e Mary) deu mais uma prova de eco-consciência nesta segunda-feira (15.06) recebendo amigos em Londres para o lançamento da “Meat Free Monday”. A campanha global propõe que as pessoas deixem de ingerir carne uma vez por semana. Com o apoio da “UK's Food Climate Research Network”, defende que a indústria interfere diretamente no aquecimento global.

A “Meat Free Monday” tem simpatizantes de peso: Chris Martin, Jeff Koons, Alec Baldwin, Sheryl Crow, Kevin Spacey, Kelly Osbourne, Moby. Uma ativista, entretanto, mesmo entre os militantes famosos, recebeu todas as atenções durante o encontro: Yoko Ono.


Fonte: RG Vogue (+ galeria de fotos)

Tiffany dedica vitrines à conservação dos corais

terça-feira, 9 de junho de 2009 17:22 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Tiffany Paloma Picasso photo

Quem já assistiu "Bonequinha de Luxo" lembra da cena em que a personagem de Audrey Hepburn observa a vitrine da Tiffany & Co. na 5ª Avenida. Pois a empresa de 172 de tradição em joalheria decidiu ceder espaço para uma bela causa: a conservação dos corais.

Com o tema "Under the Sea" (Sob o mar), pretende alertar o público que consome suas luxuosas jóias das consequências da extinção desses habitantes dos oceanos.

"Cada vitrine oferece uma visão diferente - e um colorido diferente - do fundo do mar. A topografia das montanhas e vales são formadas por areias brilhantes e banhadas em azul profundo, branco primitivo, lavanda e turqueza. Tecidos finos formam ondas de cor e bolhas ropiam em torno do vibrante coral esculpido em resina", descrevem.

Largamente utilizado em objetos de decoração e joalheria, o coral é extraído dos mares, tornando cada vez menor a extensão dos arrecifes (que demoram a se refazer e sofrem com o aquecimento global e métodos nada sustentáveis de pesca).

Desde 2002 a empresa suspendeu o uso dessa matéria-prima em suas criações. "Nós não podemos ser cúmplices dessa destruição. Esperamos sensibilizar os consumidores sobre essa importante questão e que outros joalheiros urgentemente unam-se a nós e se recusem a vender jóias com coral", enfatizou Michael J. Kowalski, presidente e diretor executivo da Tiffany & Co.

Além disso, a companhia apoia a ong SeaWeb, assim como sua campanha Too Precious to Wear (Tão precioso para usar), que busca educar consumidores e extratores sobre a conservação do coral.

A campanha estará nas vitrines durante toda a temporada de verão (no norte).

 

Fonte: Tree Hugger | Foto: Tiffany & Co./Paloma Picasso

Telhados green são tendência na arquitetura

13:01 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Ecologia, economia e estética unidos num só projeto: a Bio construção. A última moda em arquitetura e sem dúvidas um novo modo belissimo de viver e utilizar os tetos da nossa cidade, ajudano o ecossistema e combatendo a poluição.

A vida em cidades cada vez mais verticais, onde o espaço para o jardim ou a sonhada orta no quintal é cada vez mais dificil cria uma nova forma de como desfrutar o telhado dos arranha céus dos grandes centros urbanos de maneira mais criativa ambientalmente e ecológica.

Essa tem sido uma forte tendência em grandes metrópoles como New York, Vancouver, Tokio, Sigapura e até mesmo em cidades não tão cinzas, estive em Monte-Carlo (Monaco) e vi que anda fazendo por lá também.

A iniciativa além de, dar um charme e melhorar muito a vista panoramica desses mares de edificios, tem feito sucesso e as vantagens são inumeráveis para o meio ambiente, mas acima de tudo para a qualidade de vida humana.

 

(Abaixo : Tokio, Vancouver, N.Y)

 

 

Fonte: Cajon DeSastre

Blogs para visitar no Dia Mundial do Meio Ambiente

sexta-feira, 5 de junho de 2009 18:11 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

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A moda passa, o estilo permanece”. Já virou clichê citar a célebre frase de Coco Chanel, mas vale a filosofia. Pensar em ecologia e meio ambiente não é moda - em sua concepção efêmera e sazonal - é estilo de vida. Em pleno século XXI, o green way of life se tornou imperativo para além de passarelas ou inspirações de criação.

Já acompanho pelo Eco Trends & Tips essa mudança há mais de dois anos. E observo como a internet tem sido uma ferramenta essencial na transmissão de uma consciência coletiva do consumo e seus efeitos. Talvez porque os efeitos do exagero e desperdício estejam muito mais próximos da economia global do que tempos atrás.

O primeiro passo é a informação. E nisso a diversidade de sites e blogs do assunto é imensa. Escolhi cinco deles - que sempre leio - para mostrar como é possível fazer a diferença no mundo de maneira criativa e interessante.  Porque ser eco também é ser fashion!

Ecoblogs - um agregador de posts relacionados ao tema que reune em um só endereço os artigos, textos, dicas, relatos, inspirações e experiências sobre meio ambiente e sustentabilidade publicados pelos seis blogueiros participantes (com apoio da Fundação MAPFRE).

Lilian Pacce - em seu site, a superjornalista dedica o espaço Recicle-se para apresentar novas tendências de moda e estilo sustentáveis, ecológicos e iniciativas preocupadas com a responsabilidade social.

It's Green Design - blog do publicitário Max Poglia e do arquiteto Patrick Fontes traz dicas super bacanas, cases de propaganda, muito design incorporado a um estilo de vida cosmopolita e despojado.

Ecorazzi - criado em 2006, traz notícias fresquinhas de celebridades engajadas em cuidar do planeta e dos direitos humanos. Apesar do nome brincar com o fenômeno gossip de perseguição de famosos, a ideia é mostrar aos fãs exemplos bem-sucedidos e ecologicamente corretos.

Planeta Sustentável - portal da Editora Abril com matérias de várias publicações da empresa, vídeos e blogs. Um Manual de Etiqueta Sustentável traz 50 dicas para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade. "O que era chato ficou chique. Empresas, mídia, governos, bancos, astros de Hollywood e do Brasil passaram a discutir – com urgência – como fazer para salvar o homem do aquecimento global e melhorar a qualidade de vida na Terra", explica.