Shopping Iguatemi: Cubra o Mundo de Verde



Completando 25 anos, o Iguatemi Porto Alegre, em parceria com a Aracruz Celulose, relembra fatos que ajudaram a despertar as pessoas para a necessidade da preservação ambiental. O espaço Cubra o Mundo de Verde traz uma exposição de telas, e ficará na Praça Erico Verissimo até o dia 6 de julho. No local também serão distribuídas mudas aos visitantes e atividades especiais para as crianças. No site você encontra dicas para preservar o planeta.

Shopping Iguatemi: Cubra o Mundo de Verde

Julho sustentável no GNT

14:31 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Em julho, a programação do GNT vai trazer uma série de atrações e documentários que abordam o tema da sustentabilidade. Os programas vão mostrar que, mesmo com pouco esforço, é possível mudar a ordem de um sistema que destrói cada vez mais o meio ambiente. As atrações trazem dicas, soluções, propostas e exemplos. E, dessa forma, o canal mostra diferentes maneiras de conviver com produtos ecologicamente corretos e economicamente viáveis e atrativos.

Para começar, no dia 3, às 21h, vai ao ar o documentário “50 dicas para salvar o planeta”, que ensina como melhorar as condições do planeta e a qualidade de vida das pessoas. No dia seguinte, às 21h, estréia a série “Vivendo com Ed”, na qual o ator Ed Begley Jr. e sua esposa, Rachelle Carson, dão dicas práticas de como criar um ambiente mais ecológico em casa.

Ainda no dia 4, às 21h30, estréia a série nacional “Um Mundo pra Chamar de Seu”, com apresentação da jornalista Rosana Jatobá e do ator Daniel Dottori. A cada programa, eles visitam ambientes como casas, apartamentos, condomínios, escritórios para observar o dia-a-dia dos moradores ou usuários e dar dicas de atitudes menos nocivas ao meio ambiente.

Já no dia 10, às 21h, será exibido o documentário “Simples e Sustentável”, que traz idéias de como se tornar um adepto do ‘verde’. A atração também aponta as últimas tendências em sustentabilidade, serviços, tecnologias e produtos mais naturais.

A partir do dia 14, “O Mundo de Valentina” volta à televisão com episódios inéditos, dentro do “Happy Hour”, sempre às 19h. A idéia do casal Gabriel Moojen e Francielle Zanon é mostrar como estará o mundo quando a filha deles, Valentina, agora com um ano, tiver 36 anos, a idade do pai

Na quinta, dia 17, às 21h, vai ao ar “Verde com Estilo”, que tem como objetivo reformar uma casa, seguindo os padrões ‘verdes’. Móveis e produtos prejudiciais ao ambiente passam por avaliação e seleção.

Já nos dias 24 e 31, sempre às 21h, serão apresentadas as duas partes do documentário “É possível salvar o planeta Terra?”, no qual o naturalista David Attenborough – referência em programas sobre a natureza – apresenta as causas do aquecimento global. Ele destaca, principalmente, o resultado catastrófico do aquecimento para o planeta. O filme mostra que a Terra só chegou a essa situação, em grande parte, por culpa do homem, que agora precisa ser responsável também pela salvação do planeta.

Os programas de linha do GNT também vão abordar o tema sustentabilidade. O “Manhattan Connection”, por exemplo, vai falar das posições dos candidatos à presidência norte-americana em relação ao meio ambiente. Já o “GNT Fashion” promete discutir o conceito de sustentabilidade aplicado à produção dos diversos tipos de couro, como o sintético ou o ecológico.

O “Alternativa Saúde” não poderia ficar de fora do assunto. Por isso, Patricya Travassos e Cynthia Howlett mostram a relação entre o ato de consumir e a questão do futuro do planeta. O “Irritando Fernanda Young” e o “Superbonita” também vão abordar o tema.

50 dicas para salvar o planeta - INÉDITO
Quinta-feira, 3 de julho, às 21h
Horários alternativos: sexta (4/07) às 5h; e sábado (5/07) às 6h

Vivendo com Ed - INÉDITO
A partir de 4 de julho, às sextas-feiras, às 21h
Horários alternativos: sábados, às 5h e às 19h

Um Mundo pra Chamar de Seu - INÉDITO
A partir de 4 de julho, às sextas-feiras, às 21h30
Horários alternativos: sábados, às 5h30 e às 13h; quartas, às 18h30; e quintas, às 13h30

Simples e Sustentável - INÉDITO
Quinta-feira, 10 de julho, às 21h
Horários alternativos: sexta (11/07) às 5h, e sábado (12/07), às 6h e às 20h

O Mundo de Valentina no ‘Happy Hour’ - INÉDITO
A partir de 14 de julho, segunda-feira, às 19h
Horários alternativos: terças, à meia-noite e quartas, às 12h30

Verde com Estilo - INÉDITO
Quinta-feira, 17 de julho, às 21h
Horários alternativos: sexta (18/07) às 5h e sábado (19/07), às 6h e às 20h

É possível salvar o planeta?
Quinta-feira, 24 de julho, às 21h – Parte I
Horários alternativos: sexta (25/07) às 5h, e sábado (26/07), às 6h e às 20h
Quinta-feira, 31 de julho, às 21h – Parte II
Horários alternativos: sexta (1/08 ) às 5h e sábado (2/08), às 6h e às 20h

 

Fonte: GNT

Associação Alumni faz debate sobre “Moda sustentável e Consumo Consciente"



No dia 24 de junho, a Alumni (entidade binacional destinada a promover a integração entre o Brasil e os Estados Unidos por meio de programas de ensino, cultura e responsabilidade social), dá continuidade ao ciclo Contemporary Boutique com um debate sobre “Moda sustentável e consumo consciente”.
O conceito que fez nascer técnicas para o desenvolvimento de tecidos amigos da natureza será discutido pelas debatedoras Nina Braga (foto 2), que dirige o Instituto-e, e Ana Cândida (foto 1), presidente do Instituto Ecotece, abordando as inovações da indústria têxtil em relação à moda sustentável e a adesão de estilistas brasileiros a este movimento para minimizar os danos ao meio ambiente. A mediação será de Glaúcia d`Olim Marote Ferro, diretora Acadêmica da Alumni.
O café com bate-papo acontecerá às 19h30 e o debate das 20h às 22h. O evento será no Centro Cultural Alumni – Rua Brasiliense, 65, Chácara Santo Antônio - SP. As vagas são limitadas. A inscrição é e pode ser feita pelo telefone (11) 5644-9733 ou pelo e-mail cultural@alumni.org.br.  Quem quiser colaborar com o GAS (Grupo Alumni de Solidariedade) pode levar 1 kg de alimento não-perecível para doação.

Ciclo Alumni Contemporary Boutique  “Moda sustentável e consumo consciente”: www.alumni.org.br

Prêmio Planeta Casa: inscrições até dia 30

quinta-feira, 5 de junho de 2008 21:27 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários


O Prêmio Planeta Casa 2008 é uma oportunidade para aqueles que atuam nas áreas de arquitetura, construção e decoração engajados com o desenvolvimento sustentável. Destacando ações, produtos e projetos arquitetônicos e de design de interiores que promovam a conservação do meio ambiente, a Casa Claudia realiza a 6ª edição do evento esse ano.

Podem participar empresas, organizações não-governamentais (ONGs), arquitetos, engenheiros, designers de produtos, designers de interiores, construtoras e incorporadoras. Os projetos devem contemplar uma das seis categorias: Ação Social, Produtos (Decoração/Eletrodomésticos), Produtos (Material de Construção), Projeto Arquitetônico, Projeto de Interiores/Mostras de Decoração e Empreendimentos Imobiliários. Os vencedores terão seus trabalhos publicados na revista. As inscrições de trabalhos vão até o dia 30 de junho.

Planeta Casa: casa.abril.com.br/casaclaudia/planeta/

Gossip (Green) Girl

20:56 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários



       
    
Brigit Organics Skin Care on Gossip Girl

      

 

 

 

 

 

 

Para quem adora assistir a série Gossip Girls (amo!), duas dicas fashion verdes! A marca Brigit True Organics é a favorita de Blair. Para cuidar de sua delicada pele, cremes e sabonetes 'figurantes' que aparecem sempre no banheiro da abelha-rainha são orgânicos, com perfumes marcantes como laranja, lavanda e pimenta e devem ser usados com bom senso.

Já quem quer uma daquelas faixas bem femininas - acessório básico da trupe de Blair, a estilista Raquel Medeiros criou uma coleção para sua Craft Shop com cores e estampas trendy, inspirada na GG. Para solucionar o problema das faixas enrolarem, a Raquel desenvolveu tiras de garrafa pet que ficam certinhas no lugar.

Ecopop™: ecologia é pop

19:57 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
Surge um novo canal para apoiar, divulgar e estimular a onda verde: o site ecopop.com™ (em inglês), que foi concebido pelo "gestor de marcas inovadoras/empreendedor" Chade Rea, que tem vasta atuação no desenvolvimento de marcas e de ações ecológicas.
O Ecopop começa com o "E se ..." como uma sugestão de que para tudo há alternativa, basta gerar novas soluções, e estimula todos a participar disso. O bacana é ver seus assuntos variadíssimos, que trazem informação bem humorada e cool, com foco no consumo consciente neste mundinho capitalista. E traz ainda uma proposta de 4 etapas:
1 - Pegar para si o que leu para seu negócio ou estilo de vida.
2 - Dar sua opinião e contribuir com idéias, através de posts nas matérias (fazendo login, cadastro gratuito e rápido).
3 - Repetir, ou seja, volte sempre que ler a newsletter (cadastre-se).
4 - Regozijar-se, você está contribuindo para mudanças onde elas são realmente necessárias.
A intenção é usar a cultura pop para melhorar o mundo.

Fonte: Cajon DeSastre

Wal-Mart lança 1º Prêmio de Varejo Sustentável

19:27 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
“Sustentabilidade é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer os recursos que as futuras gerações vão precisar para satisfazer as suas próprias necessidades.” Assim que o Wal-Mart Brasil conceitua o tema do seu 1º Prêmio de Varejo Sustentável.

A participação é aberta a todos os estudantes, com idade mínima de 16 anos, dos níveis técnico, superior em tecnologia, seqüencial e graduação, sem distinção de curso ou período, devidamente matriculados no primeiro ou no segundo semestre do ano de 2008. O concurso premiará os três melhores projetos apresentadosnos três eixos temáticos: 1. Ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos, 2. Produtos e Embalagens Sustentáveis e 3. Processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados no varejo supermercadista.

 Para os ganhadores serão oferecidos como prêmios um notebook, uma bolsa de estudo no valor de até R$ 5.000,00, a realização de visita técnica de 1 semana (05 dias) no Departamento de Sustentabilidade do Wal-Mart Brasil em Barueri (SP) e um prêmio adicional de R$ 15.000,00 caso o Wal-Mart deseje implementar a solução. Os professores-orientadores dos projetos premiados serão contemplados com um Smart Phone. O prazo final para envio dos materiais é dia 19/09/2008, até as 18h.

1º Prêmio de Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil: www.premiovarejosustentavel.com.br 

Ecoembalagens na Semana Mundial do Meio Ambiente

18:28 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
A Universidade de São Paulo – USP e a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, são algumas das instituições que estão aproveitando a ocasião para motivar debates acerca do tão falado desenvolvimento sustentável.

Entre os assuntos relacionados ao tema, encontra-se a questão das embalagens atuais estarem vinculadas às práticas de consumo consciente, necessidade constatada em diversas pesquisas. Nesse sentido, estudos sobre materiais ecológicos, que possam render soluções sustentáveis ao mercado, ganham espaço, possibilitando substituir materiais de difícil decomposição na natureza por aqueles que sejam naturais e biodegradáveis.

Como exemplo, embalagens do tipo sacolas, feitas de algodão e outras fibras naturais, que se tornam uma ecológica alternativa frente às sacolinhas plásticas de supermercado, ou mesmo para qualquer embalagem que não seja biodegradável. Uma das dificuldades para se criar uma cultura favorável a um produto como este é a imagem equivocada de que não existe produção em escala para esse tipo de embalagem, inviabilizando atender demandas de grandes empresas.

Outro desafio é mudar a forma de avaliação do retorno sobre o investimento feito nas eco-embalagens. Os empresários, com moderna visão de mercado, têm procurado maneiras de oferecer produtos que não prejudiquem o meio ambiente. No entanto, alguns ainda se atêm aos custos, não percebendo a vantagem competitiva impressa na imagem da empresa e de sua marca quando trabalham de maneira sustentável.

Fonte: Consumidor Moderno