Skunkfunk: moda basca ecológica para o verão

quarta-feira, 27 de junho de 2007 00:41 by Fernanda Vasconcelos Torres 8 comentários

skunk.jpg 


"Manter os pés no chão": este é o objetivo da Skunkfunk, uma empresa espanhola do País Basco que produz vestuário auto-intitulado multifuncional. "Na sua essência, o nosso vestuário poderá ser adaptado a diversos ambientes e situações, e o nosso design confere individualidade e espírito prático. A nossa abordagem da moda, inovadora e cheia de estilo, reflete-se no design de todos os nossos artigos, influenciado pelas diferentes culturas do mundo inteiro", declaram no site.

Desde 1996, quando Mikel Feijoo Elzo criou o selo, a marca aposta em idéias criativas e simples. "Não investimos em campanhas publicitárias dispendiosas, que provocariam um aumento dos preços do nosso vestuário. Assim, permitimos que restem alguns trocos no seu bolso", explica o fundador.

Hoje uma linha de mais de 300 artigos pode ser encontrada em mais de 700 lojas independentes ao redor do mundo. Não demorou muito para a equipe de designers ser influenciada e lançar uma coleção preocupada com o meio ambiente.

Para primavera-verão deste ano a Skunkfunk traz peças em tecido de bambu, algodão orgânico e soja. As roupas trazem etiquetas explicativas sobre suas matérias-primas. No site há ainda o espaço 'People do Funk', onde os fashionistas mais posers podem enviar suas fotinhos estilosas. Se a imagem for selecionada para a galeria, o cachê é uma t-shirt exclusiva.

Skunkfunk: www.skunkfunk.com

EcoPool®: um oásis natural e caseiro

terça-feira, 26 de junho de 2007 22:22 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

piscina.jpg


EcoPool® é uma tecnologia desenvolvida para piscinas naturais. A empresa francesa utiliza materais 100% naturais. O tratamento da água é feito por eletrólise, o que elimina a necessidade de cloro.

Além da piscina, paisagistas criam o cenário perfeito para completar ambientes externos aconchegantes e ecologicamente corretos, criando verdadeiros paraísos cinematográficos.

EcoPool: www.ecopool.com

Biggs & Featherbelle: cuidado consciente com a saúde do corpo

22:00 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
sem-titulo-1-copia.jpggift.jpgbals.jpg 

Tudo começou no Natal. Kelly e Kasey Evick, duas irmãs canadenses, produziam sabonetes para dar aos amigos uma lembrança carinhosa. A função era tão divertida que elas decidiram comercializar. Desde janeiro de 2003, a dupla explora seus talentos criativos e cria, com ingredientes da natureza, produtos especiais para cuidados com o corpo.now.jpg

Unindo suas experiências (Kelly é design de moda e Kasey design gráfica e de web), desenvolveram embalagens com visual fofo. "Nós começamos criando uma linha de sabonetes, mas isso foi só o topo do iceberg. Queremos produtos tão bacanas quanto nosso trabalho".

O resultado vão de brilhos labiais a kits para presente. A vedete é o Biggs & Featherbelle Belly Balm, desenvolvido especialmente para evitar as estrias na barriga causadas pela gravidez, aprovada por famosas como a modelo Heidi Klum e a atriz Maggie Gyllenhaal.

Biggs & Featherbelle: www.biggsandfeatherbelle.com

Nádur Organics: pura, natural e maravilhosa

quarta-feira, 20 de junho de 2007 00:25 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
soothe_candle_tile.jpg  detox_box.jpg

Nádúr é uma empresa da Irlanda que desenvolve produtos 100% naturais e orgânicos. Com o slogan "Seja puro, seja natural, seja maravilhoso", eles defendem o compromisso com cosméticos 'limpos', ou seja, sem aditivos sintéticos, utilização de animais para testes ou agressão à natureza.carolohanlonweb.jpg

Apaixonada por cuidados com a pele, Carol O'Hanlon, fundadora da Nádur, iniciou suas pesquisas para consumo próprio, identificando um mercado promissor e aliando sua filosofia de vida com um talento empreendedor.

"Você compra um produto que deixa sua aparência, perfume e sentidos grandiosos, sem comprometer sua saúde, o meio ambiente ou o delicado balanço da sua pele", promete a marca. Todas as linhas contém óleos essenciais de certificação orgânica.

Nádur Organics: www.nadurorganics.ie

Timberland: aventura orgânica

00:23 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
ptbl-3490455t113.gifptbl-3373058t113.gifptbl-3136165t113.gif  

A coleção Earthkeepers™ lançada pela Timberland entra na moda e utiliza materiais naturais e reciclados, assim como processos eco-amigáveis para minimizar o impacto ambiental.

"Essa coleção representa o compromisso que temos em ajudar a proteger o ambiente assim como informar, inspirar e engajar as pessoas para fazer o que puder", enfatizam.

Moletons, camisetas e bonés fazem parte das opções. Linhas de calçado também estão sendo desenvolvidas.

Timberland: www.timberland.com

Gueto: ecodesign de produto

25-img_g11.jpg29-img_g1.jpg  

Em 2001, com apoio da Incubadora Tecnológica da Feevale (RS), a arquiteta e urbanista Karin Wittmann Wilsmann e sua irmã, Solange Wittmann, diretora comercial, criaram a Gueto.21-img_g1.jpg

Atuando na área de design de produto, a dupla voltou seu foco para o mercado de reciclagem e sustentabilidade, realizando trabalhos com clientes que dividem a mesma preocupação sócio-ambiental. Recentemente a empresa adquiriu o registro da marca "ecodesign", que significa "todo o processo que contempla os aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto, colaborando para reduzir o impacto ambiental durante seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a geração de lixo e economizar custos de disposição final".

A participação das moças não pára aí: sempre de olho nas novidades, recebem o merecido reconhecimento com uma galeria de prêmios e convites para mostrarem seu trabalho que só cresce. Para este mês está agendada a participações como convidadas para a Remade Argentina-Brasil em Como 17-img_g11.jpg(Itália), com Pufe Miss Gana.

Gueto Ecodesign: www.gueto.com.br (além de poder conferir os produtos, o link Ecodesign traz esclarecimentos e dicas de artigos bem bacanas para quem está pesquisando a respeito do assunto).

It Fits: consultoria para indústria orgânica

23:12 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários
team.jpginnatex_0407_kp.gifhauseingang.gif 

It Fits é uma empresa internacional de consultoria e suporte técnico para indústria têxtil e de vestuário com soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis. "Nossa compreensão a respeito da consultoria e engenharia é orientada especificamente para projetos e exigências dos nossos consumidores. Nosso objetivo é incluir demandas ecológicas, qualitativas e econômicas nos mesmos parâmentros de valor das outras atividades", esclarecem.

Após três anos de trabalho intenso para promover tecidos orgânicos, realizar eventos de conscientização e apoiar feiras do setor, o trio de pesquisadoras (formado por Katharina Schaus, Cristine Rieder e Regine Sigmund) já possue um portfolio considerável e parcerias com várias empresas e organizações.

"A comunicação gera o impulso para a inspiração e desenvolvimento de uma nova visão. Com o esforço resultado da cooperação nós desenvolvemos uma inovação, de acordo com as reinvindicações de criações pensadas para o cliente", completa Schaus. 

It Fits: www.itfits.de

Anna Cohen: orgânico chic com cara italiana

quinta-feira, 14 de junho de 2007 22:29 by Fernanda Vasconcelos Torres 1 comentários

stylingsm.jpg


Anna Blossom Cohen trabalhou como designer na indústria têxtil e da moda em Florença (Itália) para Max Mara, Patrizia Pepe, Guess and Binicocchi. De volta aos USA em 2004, ela fez parte da equipe que desenvolveu a linha esportiva da Adidas Women's Performance para o mercado.06-1906-woven-knit-shirt_00.jpg

Atualmente fixada em Portland, ela trabalha para sua própria etiqueta, criando uma linha de “Italian street couture” de moda com apelo sustentável. Feitas de tecidos orgânicos (como seda de soja), as peças são refinadas, em cores neutras e visual feminino.

"São nossas escolhas conscientes todos os dias que afetam os recursos dos quais a vida depende. Nós devemos fazer esse transição, tornando a responsabilidade pessoal um belo processo de  conscientização", afirma.

Anna Cohen: www.annacohen.com

Entrevista: Paulo Roberto Sensi

20:53 by Fernanda Vasconcelos Torres 6 comentários

showletter.jpg




Paulo Roberto Sensi é o criador da Eurofios, de Blumenau-SC, uma empresa que não polui, recupera resíduos, não utiliza água nem produtos químicos em seus processos e que promove uma rede de geração de renda para famílias inteiras. A reciclagem de artigos têxteis produz 200 toneladas de fios por mês (75t só de barbantes). “O que era lixo agora virou matéria-prima para novos produtos”, explica o diretor comercial. Confira a entrevista abaixo:



ET&T - Como surgiu a Eurofios?
PRS: Surgiu da idéia de agregar valor a um produto reciclado que é ecologicamente e fio1.jpgsocialmente correto. Os fios produzidos pela Eurofios anteriormente eram vendidos para indústrias que nunca exploraram a questão ecológica e ambiental. Acreditamos que agora, com todo esse apelo mundial, iremos conseguir quebrar o paradigma das pessoas que acham que os produtos reciclados não têm qualidade. Inicialmente nossos concorrentes nos chamaram de loucos em colocar no rótulo que os nossos produtos são reciclados. Hoje temos tecnologia e fio2.jpgqualidade para competir com produtos não-reciclados.

ET&T - Como funciona o processo de produção?
PRS: Nosso processo inicia com a compra destes resíduos de confecção, que são encaminhados a nossa empresa. É feita a conferência do material posteriormente, e encaminhado para as famílias que temos cadastradas, que fazem a separação por cor destes materiais. Aí, coletamos este material já separado e damos início ao processo produtivo, fabricação da fibra, fio, e finalizamos o processo com a retorção. 

ET&T - Há demanda no mercado para fios ecológicos e sustentáveis?fio4.jpg
PRS: O mercado ainda é restrito. Estamos tendo certa dificuldade, mas acreditamos que existe toda uma questão cultural que tem que ser trabalhada, e orientar nossos consumidores que ao comprar nossos fios e barbantes estão comprando um conceito de produto com preço mais acessível, ecologicamente e socialmente correto e de qualidade. 

ET&T - A responsabilidade social é uma das idéias abraçadas pela Eurofios. Quais as ações desenvolvidas pela empresa nesse setor?fio3.jpg 
PRS: 
Temos hoje aproximadamente 20 famílias cadastradas que fazem toda separação e classificação dos nossos materiais, coletados nas confecções. As pessoas que exercem este trabalho para a nossa empresa, são pessoas que têm certa dificuldade para sair de casa por diversos motivos, como por exemplos dificuldade de locomoção, cuidar das crianças enquanto o marido ou a esposa está em outro trabalho, e pessoas de idade mais avançada com certa dificuldade no mercado de trabalho. Estamos também cadastrando nossos(as) consumidores para divulgar os trabalhos feitos e também orientar na formação de preço para que o mercado valorize o trabalho realizado.

ET&T - Quais as aplicações possíveis para os fios em trabalhos têxteis?
PRS:
A partir do barbante, basta ter um pouco de criatividade. Existem muitas aplicações: temos clientes que utilizam em tecelagens para fabricação de diversos tipos de tecidos, tecelagens manuais, tricô, crochê, tapeçaria, vestuário e muitas outras aplicabilidades, na área de artesanatos, que mais uma vez vem contribuir com a renda familiar.

Vond: eco-fashion sueco

terça-feira, 12 de junho de 2007 02:58 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

 


Os designers da Vond acreditam que o chic sustentável é o futuro da moda. Fazendo parte de um movimento crescente na Suécia - com total apoio do governo - a empresa colabora para o fim das práticas que agridem o meio ambiente.

“Isto tem que acontecer agora se nós quiseremos continuar a viver neste planeta como vivemos hoje. O tempo está indo e com ele os recursos naturais", explica Hjördís Agústsdóttír. Junto com Sarah Isaksson ele criou o selo que ganha destaque nas semanas de moda nacionais.

Vond: www.vond.se

Aveda: luxo natural para corpo e alma

02:25 by Fernanda Vasconcelos Torres 15 comentários


Spray de cabelo que não agride camada de ozônio? Perfume esclusivo com notas personalizadas de acordo com seu elemento Ayurveda? Um relax em um spa urbano, com massagens a base de ingredientes brasileiros e búlgaros?

O Aveda Corporation (USA) pensa - desde 1978 - cada detalhe para construir um empreendimento prime para quem está disposto a investir alto com cuidados da pele, cabelos e, porque não, uma terapia relaxante.


Além disso, a empresa oferece cosméticos e perfumaria que seguem o conceito das outras linhas. Os estilos de consumo também são setorizados: nos Experience Center os consumidores podem encontrar e provar todos os produtos da Aveda. Os Concept Salon/Spa oferecem serviços de estética com profissionais top que utilizam exclusivamente artigos da marca. O Lifestyle business é o famoso vendedor porta-em-porta (mas, nesse caso, com uma série de normas de apresentação).

A preocupação não é só com a aparência: a Aveda investe pesado em pesquisa de produtos e processos limpos e sustentáveis. Utiliza energia eólica em suas fábricas, cultiva a responsabilidade social - realizando parcerias regionais, como a da tribo amazônica Yawanawa (que fornece urukum) e outra cooperativa de coletores de babaçu. Os óleos essenciais de rosa e lavanda são de plantações com certificado de sustentável e orgânico. Pequenas aldeias da Montanhas dos Bálcãns (na região da Bulgária) fornecem essas preciosidades.

"Nossa missão na Aveda é cuidar do mundo em que vivemos, dos produtos que fazemos às formas nas quais damos retorno para a sociedade. Na Aveda, nos esforçamos para ser um exemplo de liderança ambiental e responsabilidade - não somente no mundo da beleza, mas para todo o planeta", projetava o fundador Horst M. Rechelbacher.

Aveda: www.aveda.com

Simple Shoes: calçados verdes hippies

domingo, 10 de junho de 2007 21:12 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários
 

"O mais importante é que estamos comprometidos em fazer nossos produtos 100% sustentáveis". Esse é o compromisso da Simple Shoes, uma pequena empresa de Santa Bárbara, Califórnia (USA) que desenvolve calçados e acessórios no melhor estilo hippie-surf.

As cores vibrantes e florais estampam o trabalho preocupado com o meio ambiente. "Procurando materiais e processos que tornassem nossos produtos sustentáveis, criamos um método que chamamos Green Toe. Não é uma fórmula mágica ou a cura. É uma bússola que, nós esperamos, aponta para um brilhante futuro verde", acrescentam.

PET, bambu, pneu reciclado, algodão orgânico, crepe, juta, cortiça e cola a base de água são os elementos utilizados na produção. Linhas diferenciadas para mulheres, homens e crianças oferecem opções alternativas para quem curte o look e, acima de tudo, o estilo de vida integrado com a natureza.

Simple Shoes: www.simpleshoes.com

Pelcor: cortiça é novo ouro português

sexta-feira, 8 de junho de 2007 01:39 by Fernanda Vasconcelos Torres 5 comentários
            

Para os criativos portugueses da região do Algarve, a cortiça é matéria-prima farta não somente para abastecer a indústria vinícola de rolhas de ótima qualidade.

Em São Brás de Alportel - maior produtor nacional, o Sobreiro (como é chamada a árvore da qual é extraída a casca) ganhou destaque e chegou às passarelas. Através de um projeto desenvolvido pela Apcor (Associação Portuguesa de Cortiça) de reposicionamento de mercado e conscientização ecológica, roupas, calçados, artigos para decoração e pisos de ótimo acabamento se tornaram febre entre designers e estilistas.

A Pelcor desenvolve produtos sofisticados tendo como grande estrela das linhas a cortiça. Bolsas, malas, guarda-chuvas, poufs e conjuntos para escritório estão entre alguns dos artigos oferecidos pela empresa.

Outro destaque que utiliza essa nossa fibra é a estilista Cláudia Sousa, que apresentou um desfile inovandor com roupas elaboradas a partir da pele de cortiça - que ela garante ser super confortável - em 2003. A moça já havia ganho o 1º lugar no Cirac Fashion, um concurso para revelar jovens criadores em Portugal. Ela integra também o seleto grupo de nomes que apresentam suas coleções no Moda Norte, atuando para sua própria grife desde 2001.

Foto lateral do vestido: Copyright APCOR

Pelcor: www.pelcor.pt

Cláudia Sousa: www.claudiasousa.com

Apcor: www.realcork.org/index_pt.php

Redley: coleção orgânica no Fashion Rio

terça-feira, 5 de junho de 2007 13:43 by Fernanda Vasconcelos Torres 2 comentários

redley.jpg 


Com o Forte de Copacabana como passarela, a Redley apresentou uma moda leve e natural (tudo-a-ver com a paisagem das cercanias) para o verão 2008.

Erika Palomino definiu a nova coleção como "consistente, urbana e contemporânea, com poucas alusões óbvias ao verão brasileiro". O melhor de tudo foi a aposta certeira do alemão Jurgen Oeltjenbruns na criação de peças com tecidos orgânicos (algodão utilizado na coleção foi cultivado em fazendas brasileiras sem o uso de pesticidas) com o selo NOW® (Natural Organic World).

De acordo com o portal G1, a produção foi cultivada e colhida à mão por dezenas de pequenos proprietários rurais no Paraná e na Paraíba. Além do plantio da matéria-prima, o tingimento da roupa foi feito com corantes naturais, extraídos de plantas que não levam produtos químicos.

Criado pelo Programa Orgânico Coexis® (empresa do ramo têxtil), os produtos que levam a certificação têm seu todo o seu ciclo produtivo inspecionado e certificado pelo IBD - Associação de Certificação Instituto Biodinâmico.

"O selo NOW® pode atingir uma demanda adormecida no mercado de moda e enfrentar os importados chineses. Ele oferece o que falta aos asiáticos: responsabilidade ambiental e social e qualidade" explica Henrique Spinola, executivo da Coexis. A empresa já negocia com outras marcas e tem uma estimativa de 80 mil peças produzidas já para o verão 2008.

Redley: www.redley.com

Coexis: www.coexis.com.br (o site está sendo construído, mas já tem disponível um vídeo em inglês sobre questões ambientais e os projetos da empresa)

____________________________________________

Novos materiais em praia e roupa íntima

Oito pólos de moda fluminense estarão no Fashion Rio com apoio do Sebrae. O de Cabo Frio terá peças de moda praia com estampas inspiradas na Natureza, além de bolsas feitas de fibra de bananeira algodão, confeccionadas por artesãs de Casimiro de Abreu. O Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo virá com 17 empresas e peças de tecido de PET com algodão.

Fonte: Coluna Negócios&Cia do Jornal O Globo de 31/05/2007

Dia Mundial do Meio Ambiente

segunda-feira, 4 de junho de 2007 21:36 by Fernanda Vasconcelos Torres 0 comentários

sp1085436.jpg 


O dia 5 de Junho entrou para o calendário de eventos internacionais como Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972. A iniciativa do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) leva, ao redor do planeta, milhares de pessoas a se reunir e pensar alternativas que diminuam o impacto da ação humana na natureza.

Cada ano um país é sede oficial da comemoração da data. Este ano o agito aconteceu em Tromsø, na Noruega, tendo como foco de debate o derretimento das calotas polares. 

Não faz idéia do que fazer? O site da UNEP indica 77 maneiras de celebrar o dia, de A a Z. Vale desde criações artísticas com material reciclado até dar um trato no visual do bairro. Tudo sem deixar de conscientizar e envolver todo mundo.

World Environment Day: www.unep.org/wed/2007

John Masters Organics: cuidados para pele e cabelos

14:20 by Fernanda Vasconcelos Torres 3 comentários
bodygroup190205.jpgskingroup190205.jpghairgroup190205.jpg   

Há mais de quinze anos John Masters busca a alquimia perfeita entre natureza e produtos de qualidade. Ojohnmaya360.jpg hairstylist iniciou as pesquisas misturando óleos essenciais e ervas na cozinha de casa, já conta com linhas de mais de 30 produtos distribuídos ao redor do planeta.

A marca John Masters Organics abriu em New York City o primeiro salão com ar puro. As tintas utilizadas para pintar as madeixas são todas herbais e livres de amônia - o salão não conta com nenhum outro serviço de química.

O ambiente é acolhedor, com decoração rústica-chic e sem cheirinhos desagradáveis. Para completar a atmosfera relax, Maya - cachorrinha de estimação de John - faz as honras da casa. Foi o local escolhido pelos Fab Five do Queer Eye For The Straight Guy para uma mudança visual de um participante famoso. Para quem não está em território yankee, basta acessar o site para ter em cerca de três dias a encomenda em casa.

John Masters: www.johnmasters.com

Coquim: fibra de coco para paisagismo

domingo, 3 de junho de 2007 16:36 by Fernanda Vasconcelos Torres 5 comentários

vasos_escada.gif 


Planta nativa da Mata Atlântica, o Xaxim (Samambaia-açu) leva até 100 anos para atingir a maturidade e está seriamente ameaçado de extinção pelo corte indiscriminado e comércio indevido.titulo_mantas_logo.gif

Pensando nesse desafio ecológico, a Coquim criou uma linha de vasos, placas, estacas e mantas, em vários tamanhos, a partir da fibra do coco.

Os produtos são naturais, orgânicos, renováveis, biodegradáveis e recicláveis. A fibra possui ph neutro (ideal para orquídeas) e possui substâncias com ação bactericida e fungicida. Os artigos podem ser encontrados em supermercados e ferragens ou solicitados pelo site.

Coquim: www.coquim.com.br